Neste momento, seu coração está pulsando?
É provável que tenha se concentrado nesse incrível órgão por causa da minha pergunta, mas não precisou pensar muito para me responder, afinal, se está vivo, é sinal de que seu coração também está! Mas o que podemos aprender disso?
A nossa vida segue a dinâmica do pulsar do nosso coração, como podemos ver em um exame conhecido como eletrocardiograma. Já fez algum? Ele serve para checar três coisas básicas sobre os nossos batimentos cardíacos:
Esse exame, embora simples, capta informações importantes e seu resultado geralmente mostra uma série de altos e baixos fundamentais para que você esteja vivo. O que aprendemos disso?
Que, assim como em um eletrocardiograma, teremos momentos de felicidades/realizações e outros momentos de tristeza/conflitos em nossas vidas. Mas para estar vivo é preciso deixar que essa dinâmica ocorra! Os altos e baixos são apenas parte de um processo chamado vida e para viver de verdade é preciso aceitá-los!
Por um momento, quero que reflita comigo em duas perguntas. Peço toda sua atenção neste breve momento porque ele pode mudar o seu dia. A questão é simples: “Tentar controlar os seus batimentos fará com que seu coração continue batendo? Ou, por outro lado, esse controle pode fazer com que ele pare de pulsar?”
Pense na resposta.
A verdade é que, independentemente de você tentar controlar o seu coração, ele continuará batendo. Da mesma forma, por mais que você queira controlar sua vida, ela continuará passando, dia a dia.
A vontade e o empenho de tentar controlar as batidas do seu coração e sua vida podem gerar o mesmo resultado: ansiedade, estresse e até depressão. Por sua vez, esses resultados não podem atrasar, adiantar ou mudar o ritmo e velocidade dos seus batimentos e da sua vida. Mas, infelizmente, podem ser prejudiciais a você.
Por isso, é preciso aceitar a correnteza da sua vida.
Aja como a fluidez do seu coração. Sempre que acessamos o coração, acessamos uma energia de limpeza emocional. Sinta essa energia limpando todos os sentimentos (medo, insegurança, ansiedade, etc). Sinta o coração se abrindo com gratidão à vida!